sexta-feira, 5 de março de 2021

AS DUAS FACES DE UMA ETNIA (UMA ETNIA É ADAPTÁVEL AO MEIO?)

Na infância e adolescência eu estive presente na construção de uma cidade (São José do Rio Preto - SP), ocasião em que percebi que os imigrantes portugueses destacavam por serem proprietários de comércios (principalmente padarias) e trabalhavam os 7 dias da semana sem tirarem férias, além de permanecerem todos os dias até a meia noite após terem iniciados as confecções de pães em torno das 4 horas, com os finais de semana em 24 horas. Eu fui de uma família em um comércio destes (bar e secos e molhados) e que fez parte de uma sociedade na construção de um Grande Hospital  (BENEFICÊNCIA PORTUGUESA). Assistindo a tudo de perto cheguei a pensar que três pilares sustentavam a ETNIA PORTUGUESA: TRABALHO, FAMÍLIA E SAÚDE.

Já adulto formado engenheiro fui ajudar na construção de um NOVO ESTADO (MS), como BRASILEIRO (condição que me foi presenteada pelo Regime Militar Brasileiro). Enquanto trabalhava na construção do novo estado assisti a criação de uma sociedade de imigrantes portugueses para a construção de um GRANDE CLUBE (ESTORIL) em Campo Grande, que ao ser concluído talvez chegou a ser o MAIOR CLUBE DO ESTADO, onde foram realizados os MAIORES CARNAVAIS. 

Refletindo sobre as minhas duas fases cheguei a pensar que uma etnia é facilmente ADAPTÁVEL AO MEIO onde se fixam...




Nenhum comentário: