segunda-feira, 6 de setembro de 2021

EU ME LEMBRO, ERA SETEMBRO.

EU ME LEMBRO... EU ME LEMBRO... ERA PEQUENO... Nesse dia peguei um caderno, lápis e borracha, coloquei num saquinho de pão... Parti da Rua Campos Sales, desci a São João, atravessei a estrada de ferro, passei num caminho no meio de brejo repleto de taboas, atrás do palestra, atravessei uma pinguela sobre o Rio Preto, passei ao lado das instalações precárias do único laticínio da cidade, onde diziam que os entregadores domiciliares batizavam o vasilhame de vidro do leite intacto recebido, com águas do Rio Preto, subi um morro longo e íngreme, e após mais de dois quilômetros cheguei todo entusiasmado para a tão primeira aula do Ginasial, após ter sido aprovado no vestibulinho de um dos mais concorridos colégios estaduais de Rio Preto (Alberto Andaló) para receber o recado: "As aulas foram suspensas por tempo indeterminado". Cheguei a pensar "O EXAME DE ADMISSÃO FOI UMA BRINCADEIRA PARA O PRÓXIMO PRIMEIRO DE ABRIL" Então desci a Bernardino de Campos e sentei em um banco da praça e percebi uma movimentação de pessoas bem abaixo do normal, e recordei que ao descer os rádios não estavam tocando músicas, como habitual, mas tinham homens falando aos berros e bem exaltados.
EU ME LEMBRO... EU ME LEMBRO... JÁ ERA SETEMBRO... Logo no início completei mais uma primavera (dia 03)... e a escola presenteou-me com uma convocação: DESFILE NA BERNARDINO DE CAMPOS. Esbravejei mais fui... TODAS AS ESCOLAS DESFILAVAM DE FORMA FESTIVA E EU ERA UM DELES. Algumas escolas apresentavam bandas ou fanfarras (COM A FAMOSA FANFARRA DO COLÉGIO SÃO LUIZ). Após os colégios foram O TIRO DE GUERRA, A CAVALARIA E OS PRACINHAS. As expressões dos que desfilaram e dos que assistiam exalavam felicidade (crianças, jovens, adultos e anciães), num colorido bem brilhante de VERDE E AMARELO e na mais perfeita ORDEM E PROGRESSO, TODOS: "Caminhando e desfilando e seguindo a emoção... e todos era um só coração".
Cheguei a pensar que era coisa do Regime Militar recém implantado, nas relembrando o passado vi que era uma tradição Brasileira de outros governos: Jânio, Juscelino...
Comecei a sentir o significado do grito de D Pedro (INDEPENDÊNCIA) do Brasil.
PASSARAM-SE MUITOS ANOS, hoje há nítida impressão de que no próximo dia 07 não terá o brilho do passado, podendo até ser representativo do grito de D Pedro (ou MORTE) do Brasil. E CAMINHAR DAÍ PRA FRENTE EM LUTO...




Nenhum comentário: