quarta-feira, 28 de abril de 2021

CONSTANTEMENTE SINTO BAIXAR O ESPÍRITO CAIPIRA.





 A minha vida foi um eterno receptor de espíritos:
 - de pedreiro    
- de carpinteiro    - de marceneiro    - de pintor    - de encanador    - de vidraceiro   - de trabalhador com pedras (ardósia, granito, mármore, etc)   - de professor (desde o ensino médio)

Com dias em que mais de um me dominava.  Mas os frutos que colhi do que plantei, eliminando pragas sem VALER-ME DA QUÍMICA eram repartidos: os conhecimentos frutificados foram repartidos para os colegas que me solicitavam ajuda escolar:
No ensino médio como professor de reforço em matemática (alguns deles):
Carlos Alberto Machado (que além de tornar meu melhor amigo me agraciou como PADRINHO DE CASAMENTO).
Vilma Hebeler (que me acarinhava a alma com sua presença e veio a tornar-se minha esposa).
Ivaci Matias
Dimas L Bechara
Argemiro Matias de Oliveira
José Artur Jordão
Maria Ivone Moraes
Chegando na faculdade mais colegas me procuraram e com eles dividi meus frutos de conhecimentos.
Em Campo Grande (MS), nos anos 80, foi uma das vezes do espírito de horticultor/fruticultor, e o que colhi, eliminando as pragas, foram repartidos para os vizinhos e colegas de trabalho:
Oswaldo Heleno, minha chefia imediata, levei rabanetes e coentro, e cada um teve um aspecto interessante. No caso dos rabanetes, ao chegar em casa sua mãe ficou impressionada com a beleza e tamanho, que no primeiro visual pensou ser tomates; no caso do coentro, que produziu muito e de boa qualidade, só fiquei sabendo que detestava logo ao colher, ele (Oswaldo) repartiu a grande quantidade recebida com seu Anjo da Guarda Waldyr Andrade Santana, que indaguei por que você gosta? Tendo respondido: para usar no peixe. Trazendo umas sementes de caju de uma viagem ao Nordeste Brasileiro, plantei e logo surgiu um viçoso pé carregado de frutos belos e grandes que foram presenteados aos colegas entre outros: Roberto Takahashi e Luiz Manuel Palmeira. O colega Etiene Vileta e o meu vizinho frontal vendo os belos frutos pediram sementes. Eu atendi aos pedidos, mas me informaram que seus plantios geraram plantas sem expectativas. 




  

2 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Pedro, abraço s a vc e a sua amada esposa Vilma.

Anônimo disse...

Avanir