domingo, 30 de dezembro de 2018

DE CENTENAS QUAL DIPLOMA ESCOLHERIA PARA MEU TÚMULO?


Minha vida foi um imã na atração de diplomas, certificados, atestados e correlatos, desde a infância, tudo começou com o diploma de datilografia, pelo que me lembro.

NA ÁREA DE EXATAS foram mais de uma centena. NA ÁREA FILOSÓFICA foram dezenas. NA ÁREA DE LITERATURA foram dezenas, mas hoje ainda perde da filosófica. Algumas dezenas de outros não enquadrados em nenhuma área acima. QUASE A TOTALIDADE DOS DIPLOMAS FORAM DE MESTRE.

Como nunca expus nenhum em qualquer parede, e estando sentindo, a cada dia, a minha chegada do repouso eterno cada vez mais perto, resolvi escolher aquele que eu exporia como o mais representativo do meu eu com muito orgulho.

Seria DIPLOMA DE MESTRE EM ENGENHARIA? Este é o menos significativo do meu eu, perdendo até para o DIPLOMA DE DATILOGRAFIA. O de Graduação em Engenharia até é bem representativo.

Seria o DE PRIMEIRO LUGAR EM CONCURSO LITERÁRIO, de abrangência NACIONAL?


Quase, só perdeu, e por pouco para o que escolhi: AVALIAÇÃO PSÍQUICA, que foi parte de LAUDO PSIQUIÁTRICO JUDICIAL exigido pela SABESP por estar lhe movendo uma ação por danos morais em que ganhei. Mas só ganhei pela cabeça do Juiz que se prendeu a um depoimento de UMA ESTAGIÁRIA que a própria Empresa anexou ao processo, e que os advogados (foram três escritórios de ADVOCACIA, com duas substituições), APESAR DE MINHA INSISTÊNCIA, se recusaram a mencioná-lo durante TODO O PROCESSO. DEI GRAÇAS A DEUS QUANDO O PROCESSO TERMINOU E EU ME LIVREI DE ADVOGADOS.
Cabeça de advogado que não entendo: Mais de um pediram para eu ir atrás da estagiária para oitivas de testemunhas, no que respondi de imediato "NÃO VOU".  Eu até poderia com muito custo encontrá-la, já há anos afastada da Empresa, e até convencê-la, mas não fui pelos motivos:
1. Ela poderia, frente ao Juiz, dizer algo contrariando o que escreveu, e que faria tudo ruir.
2. O motivo principal foi que eu queria preservar sua imagem. Pessoa com uma dignidade como mostrou por escrito tem que ser preservada. Deu um show de dignidade das Chefias nas oitivas, em que a chefia acima da imediata respondeu uma pergunta feita pelo Juiz: "NÃO LEMBRO", momento que soltei um som estranho e inesperado e quase tive um enfarto, deixando o Juiz assustado.








O MEU PRIMEIRO CERTIFICADO QUE TEVE MUITO MAIS DO MEU EU E FOI MUITO MAIS GRATIFICANTE DO QUE O DE MESTRADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA...







Nenhum comentário: