sexta-feira, 25 de março de 2016

DIZEM QUE RECORDAR É VIVER (OCORREU EM 25 DE MARÇO DE 1986)

Às 04:00h a Esposa sentindo fortes dores (iniciadas às 23 h do dia anterior) foi encaminhada a um hospital. Às 6:00h a bolsa estourou, e o médico apareceu as 9:00h, e ficou tentando parto normal até as 13:00 quando percebeu o cordão em volta do pescoço e já ia cortar quando ela disse: estou sentindo tudo. Constatado que já estava sem efeito a anestesia, nova foi aplicada. Apesar das complicações nasceu saudável. Era uma terça feira-feira da Semana Santa onde na quinta e sexta não haveria expediente do trabalho. Tendo em vista a situação, somada ao fato de ter em casa uma menina de um ano (que fora adotada) e não ter parentes na localidade, amigos ou empregados, nem percebi o tempo passar. Quando voltei a trabalhar na segunda feira, a chefia imediata Eng Celso Wagner Dia disse na minha cara: a lei te dá um dia para nascimento e você faltou dois, tendo-lhe respondido: “Se feri alguma lei, ela deveria ser aplicada sem me dizer nada” (naquela empresa, ENERSUL, os Engenheiros passavam a maior parte do tempo tentando apunhalar seus colegas, normalmente pelas costas). Pelo que me lembro em 16 anos foi a única falta que tive.

Esse fato envolvendo engenheiro lembrou-me outro (DENTRE INCONTÁVEIS MAIS) quando as chefias estavam tratando os funcionários de forma tirânica para colocá-los em atrito com o Sindicato, e uma delas Eng Messias de Oliveira Paes (ENGENHEIRO novamente) usou a expressão: Meu único sindicato é o Sindicato Rural. Como fui tratado como cavalo, cheguei a comentar com colegas: “Ele está no sindicato certo, para lidar com cavalo ele está bem”. Isso foi em uma época em que a Casta (na Empresa havia várias castas que se digladiavam) em evidência era formada de vários engenheiros que se deram muito bem na lida com cavalos.  PEÇO MIL DESCULPAS A ESSES NOBRES ANIMAIS EQUINOS, QUE SÓ FORAM UTILIZADOS COMO FORÇA DE EXPRESSÃO.  
A OCORRÊNCIA COM MINHA PESSOA: UM DIA DIRIGIU-SE A MINHA MESA E NA FRENTE DOS COLEGAS FOI DIZENDO: "TENHO UMA NOTÍCIA DESAGRADÁVEL PARA LHE DAR". ABRI UM LEVE SORRISO E RESPONDI: "ESTEJA À VONTADE". APÓS PASSAR A NOTÍCIA RESPONDI-LHE: "NÃO TEM PROBLEMA NENHUM. VAMOS ESQUECER O CASO". APÓS OUVIR MINHA RESPOSTA COMEÇOU A FICAR EMBRUTECIDO PORQUE TENDO EM VISTA A TRAMA ARMADA PELA EMPRESA, O ASSUNTO NÃO PODERIA FICAR ESQUECIDO, E OS FUNCIONÁRIOS DEVERIAM ENTRAR EM ATRITOS COM O SINDICATO.

SE RECORDAR FOR REALMENTE VIVER... OS ENGENHEIROS DESSA EMPRESA (ENERSUL) DEIXARAM-ME UM ACERVO RICO DE VIDA, O QUE FOI RELATADO ACIMA É INSIGNIFICANTE... EM 16 ANOS A EMPRESA NÃO ME PROPORCIONOU NENHUM CRESCIMENTO, MAS ENSINOU-ME, ALGUMAS VEZES ESTARRECIDO, COMO É O INTERIOR HUMANO...



Um comentário:

Pierre da Gama disse...

FOI NO VELHO MATO GROSSO
HÁ MUITO TEMPO ATRÁS...
Quando a Lei do 38 não era aplicada com muita constância... estava sendo substituída pela LEI DA IGNORÂNCIA...