terça-feira, 26 de novembro de 2013

FRASES DE BUDA


Projetistas fazem canais, arqueiros airam flechas, artífices modelam a madeira e o barro, o homem sábio modela-se a si mesmo.

Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos nosso mundo.

Se um homem fala ou age com o pensamento puro, a felicidade o acompanha como uma sombra que jamais o deixa.

É mais fácil ver os erros dos outros que os próprios; é muito difícil enxergar os próprios defeitos. Espalham-se os defeitos dos outros como palha ao vento, mas escondem-se os próprios erros como um jogador trapaceiro.


Não acreditem em nada só porque lhes foi dito. Não acreditem na tradição apenas porque foi passada de geração em geração. Não acreditem em nada só porque está escrito nos seus livros sagrados. Não acreditem em nada apenas por respeito à autoridade de seus mestres. Mas qualquer coisa que, depois do devido exame e análise, vocês achem que leva ao bem, ao benefício e ao bem-estar de todos os seres - nesta doutrina creiam e aferrem-se a ela e a tomem como guia.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

O SILÊNCIO VALE OURO, SÓ NA BOCA DE QUEM FALA MUITO.


Desde criança, eu tenho ouvido muitos jogarem aos ares que o silêncio vale ouro, que:
·      em boca fechada não entra mosquito;
·      o verdadeiro sábio é aquele que sabe a hora de ouvir e o momento certo de falar;
·     quem muito fala dá bom dia a cavalo;
·      quem tem boca fechada evita problemas;
·      etc

Sempre tive boca calada... mas nem por isso me livrei de problemas, ataques, julgamentos e condenações, apenas pelo fato de ter A BOCA FECHADA.

Meus erros foram acreditar no ser humano e abri-la nos momentos errados: para dizer sim a convites de bocas abertas e faladoras. Entre outros, convites de “amigos” para festas de confraternização, ficando com a mente poluída pelos alimentos, mutilando as minhas escolhas e modificando o meu destino... Mas o alvo deles, o meu espírito, sempre atravessou as escuridões, provocadas na mente, de forma intacta e permanecendo limpo e puro, provando a existência de DEUS.